segunda-feira, 18 de julho de 2011

Finisher UMA 2011

                                           Foto Joaquim Adelino (obrigado Amigo)aos 28 Kms

Mais UMA para ficar na história, pela 5ª vez consecutiva alinhei na partida para esta mitica prova.
Eu e mais 282 valorosos Raiders numa manhã fresca e nublada ao ouvir o tiro de partida arrancamos na direcção de Troia, desta vez a maioria pela a zona da rebentação e poucos pelas dunas acima.
Da minha experiencia deveriamos contar com 2 tipos de piso:
Muito mau, mole e inclinado nos 1ºs 10kms e a melhorar a partir daí ou então, como no ano passado e à 6 sempre areia mole até Tróia.
Pois meus Amigos, desta vez as Musas da Areia pregaram-nos uma partida diabólica e passo a descrever:
Assim que começamos a correr o piso apresentou-se rijo, qual pista de atletismo...quando dei por mim estava com 9Km na 1ª Hora, Um autentico paraíso para correr, uma brisa leve refrescava a cara e o peito, 5*, 2ª Hora de prova passo com 19 kms percorridos, imerso nos meus pensamentos passo pelo Roque que vinha com problemas de bolhas e encontro o Fernando Andrade e até comentei: Isto este ano está uma maravilha, vamos todos para recordes pessoais, nem podem homologar o Record!!!!E lá segui o meu caminho a pensar que havia ali qualquer coisa de errado...com este piso nem era RAID nenhum era sim uma simples 1ª Maratona na Areia...Já antevia os comentários de um amigo que quando visse o meu tempo final diria ironicamente que tinha tido sorte com as condições do piso, etc....!!!!
3ª hora de prova,  28 Kms, o ritmo a manter-se e passo pelo Amigo Adelino em grande estilo, e  como se vê na foto acima a comandar um vastissimo pelotão, sorridente, a pensar que nunca mais seria possível fazer um tempo destes no RAID, apontava então nessa altura, já a dar desconto para os ultimos 3 kms  para 4H40!!!!! Eis senão quando,
Do Céu ao Inferno foi um passo...
A cerca de 1 km à frente seguia um grupo grande e reparo que de um momento para o outro me estou a aproximar deles com uma rapidez inusitada, parecia que tinham parado...!!!! Ou estou muito bem ou eles deram um estoiro do caraças, pensei para os meus botões!
Quando cheguei a essa zona...Hó Meu Deus,  também quase parei, o ritmo que até ali era na ordem dos 6'30 baixou para 8'! 9'! 10'/km
Esta mudança abrupta descontrolou-me o sistema e foi como se tivesse sido atacado pelo conhecido:
O Homem do Martelo
O forte vento empurrava-me para trás, a areia mole que deveria estar nos 1ºs 10 Kms estava ali toda, os ténis enterravam-se e resvalavam nas areias movediças, as pernas começaram a ceder sem força para lutar contra estas duas adversidades.
Já sem hipotese de alcançar o meu objectivo, optei por entrar na água durante 5 minutos para refrescar as pernas e lá continuei até à meta terminando com o tempo de 5h22'!!!! 151º da Geral!
Pela 1ª vez tive a companhia da minha Atleta Fernanda nos últimos Kms, foi óptimo!!!!!
O Amigo Catita também lá me foi buscar aos 40 km para os 3 kms finais.
Concluindo, este ano foi o mais DURO das 5 participações e se não tivesse treinado a sério acho que desta vez ia mesmo ao tapete.

Resta-me a gradecer:
À Super Atleta que me aconselhou como enfrentar a época de treino para não chegar à prova desgastado.
Aos companheiros dos Treinos do Monsanto, Peregrino, Roque, Didier, Richie, Serrano e Célia Azenha, os treinos da 4ª Feira deram muita Força!!!!
Aos Companheiros da Bike, Serrano, Amilcar, Nuno e Beto com os quais fui levando diversos empenos.
Ao Amigo José Diogo, com quem treinei na Costa e DOU o Parabéns porque fez uma prova BRUTAL!!!
Aos companheiros de viagem Nuno e Luis Prudencio.
Aos Amigos Rogério, Mario Lima, Bossa, Almeida, Alexandre Duarte, Carlos Melo, Jorge Góis, Neville, Pedro Gabriel, Mayer, Fernando Andrade e todos os outros que por lá percorreram as Areias Mágicas.
A Minha Atleta Fernanda que com a sua cada vez melhor performance me obriga a estar em plena forma.

A prova aqui: http://connect.garmin.com/activity/100002811

12 comentários:

  1. Parabéns Luís por mais esta (que é só para heróis!)

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns amigo Parro.
    Para próxima quero estar presente e fazer-te companhia, por ser uma prova fabulosa diferente de todas as outras.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Parro, isto é a magia da areia, nada é comparável a isto, pelo menos em Portugal, ali é sempre a bombar e ao pé cochinho, qual montanha qual quê, por isso não estranhes os colapsos que vão surgindo, se olhares em volta verás que não estás sózinho na lista dos sofredores, prova de que aquela maravilha todos os anos nos surpreende e é por isso que ela tem este encanto. Vi passar penosamente em Comporta muitos atletas que pelo facto de não terem desistido devem por certo ter chegado a Tróia quase de rastos ou de "gatas" mas chegaram e por certo com a promessa de para o ano lá voltarem. É esta magia da superação em tal ambiente que nos guia e ilumina na viagem a sonhos que pareciam irrealizáveis. Para mim, que aprendi a respeitar aquele local sofrendo com base em espírito de grande sacrifício louvo quem o conseguiu ontem em condições tão dversas com a forte ventania que se fez sentir.
    Só me admira que tivesses sentido a ventania lá mais para a frente, pois no local onde eu estava, 28,5 kms, já era pouco suportável a sua violência. Isto só pode ter uma explicação: estavas muito bem preparado para esta prova e foi pena que as condições climatérias não te permitissem cumprir os objectivos traçados.
    Mas não penses mais nisso, porque és um homem que encara o Desporto de sorriso sempre aberto para o ano voltarás a tentar os objectivos traçados. E depois também sabes que eu lá estarei para te ajudar à distância (na rectaguarda, claro) fazendo pressão para que não fiques mal perante este coxo que agora se limita a acompanhar e apoiar os últimos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!
    Uma prova para “Heróis”!

    ResponderEliminar
  5. Meus Carissimos Amigos
    Carlos Alexandre, João Lima, Vitor e Branco OBRIGADO pelas vossas amáveis palavras que enriquecem esta casa.
    Amigo Adelino conseguiste transformar em palavras toda a "ESSÊNCIA" do RAID UMA MT!
    Tens toda a razão ao dizer que aos 28,5 o vento estava violento, o que o meu Amigo não sabe é aquela brutalidade começou aos 26 kms, foi aí a mudança radical, fruto da preparação que tinha efectuado aguentei a pastilha até aos 30 Km.
    Lutei durante 4kms á espera que voltasse tudo ao normal, mas...não deu para mais!!!!!
    Para o Ano de 2012 lá estaremos!!!!
    Luis Parro - Anonimo por força do Software

    ResponderEliminar
  6. Luís

    Esta prova não é para qualquer um. Só a nossa força mental consegue ultrapassar o que o nosso corpo já não pode. Aquele vento terrível, pouco antes de chegarmos à Comporta, e que foi aumentando progressivamente, impedindo que a maré baixasse, que o terreno endurecesse, transformou, como o referes, o céu no inferno.

    Se Éolo (deus dos ventos) não foi nosso amigo, foi como um verdadeiro guerreiro, um Homem que vive intensamente esta prova, que venceste a adversidade.

    Não há UMA's iguais e esta não fugiu à regra. Uma prova dura só para DUROS, e nós estivemos lá e vencemos.

    Pró ano, voltaremos de novo e iremos defrontar com raça o que a prova nos irá oferecer. Se esta prova fosse fácil nós não estaríamos lá.

    Grande Abraço, grande PARRO!

    (um beijinho para a Fernanda pelo grande apoio que te dá)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Parro pela tua prova, descreves na perfeição o que se passou, não foi fácil não...
    Abraço.
    António Almeida

    ResponderEliminar
  8. Grande Parro
    Esta foi UMA daquelas...difíceis de roer, traiçoeiras. Grandes honrarias no início, passadeira mágica num solo que antes era movediço, brisa refrescante e agradável.
    De um momento para o outro -senti-o por volta das 15- lá ve o cabo das tormentas, que durou até à passagem do pórtico de chegada.
    Foi BRUTAL(como repetidamente se ouvia no fim) tanto no sentido de violento, como no de fascinante.
    E esta já está.
    Grande abraço, Parro e parabéns por mais esta.

    Fernando Andrade (também anónimo, por manias do Google)

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Parro,
    Grande tempo!
    Para um Raider, aqui é o terreno adequado.
    Isto é mesmo Brutal!!
    Bons treinos e até à próxima.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Grande e amigo Luís Parro!
    Esta prova é tudo aquilo que acabou por me confidenciar e muito mais! É um prova única e sem igual, é uma prova com um misto de magia, de encantamento de areias e mar e de superação humana, - quase podemos estabelecer um paralelismo entre a superação da Ultra Maratona Atlântica e os descobrimentos Portugueses! Do mesmo espírito aventureiro e guerreiro partiram caravelas para descobrir e conquistar o Mundo! A prova deste ano, ao km 28 sensivelmente é uma quase perfeita analogia do dobrar o cabo das tormentas!
    É um sentimento ÚNICO e INDESCRITÍVEL fazer a UMA! É uma prova extremamente dura e exigente, e acabei por lhe ganhar ainda mais respeito! Um percurso magnifico e exigente que me proporcionou uma satisfação e uma alegria enorme, chegar e chegar bem como fiz foi um Sonho! Amigo Luís, um agradecimento muito especial por aquilo que me ajudou a preparar para esta prova.

    E para o ano estamos cá outra vez,

    Um abraço,


    José Diogo dos Santos

    ResponderEliminar
  11. Amigos Diogo, Fernando, Carlos, António e Mário,
    Um Grande Muito Obrigado pelas vossas palavras. O empeno foi tal que só agora estou a voltar á minha forma habitual. Agora é pensar na próxima UMA e a ver se as musas das areias me deixam cumprir o objectivo!!!! Esteve quase!!!!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário